Facebook

lupa - grupo de teatro

Lupa – Grupo de Teatro

 

// Apresentação 

O LUPA Grupo de Teatro nasceu no início de 2012, num encontro entre pessoas com experiências diferentes, com vontades iguais: encenar situações da vida real, que possam desafiar o público a querer experimentar fazer diferente, a ‘pensar sobre’ e a ‘pensar com’.

Nas suas criações, o LUPA explora temáticas do quotidiano social e relacional, com base numa poética que mistura, de forma livre e criativa, técnicas do teatro do oprimido, sociodrama, teatro espontâneo e de improviso, entre outras, com o objetivo de refletir sobre comportamentos e atitudes de uma forma interativa, que apela à capacidade de improvisação de todos os intervenientes.

 

É, por isso, um grande objetivo do LUPA fazer intervenção social e educativa através do Teatro, abordando temas como:

Relações de amizade, amorosas e familiares;

Sexualidade, sexo protegido/desprotegido, gravidez precoce, orientação sexual;

Consumo de substâncias e pressão de pares;

Comportamentos desajustados - relação entre colegas e relação jovens e adultos;

Responsabilidade e Respeito Social – Ser e Estar com o outro e em sociedade;

Apatia/inércia social e a ajuda ao outro.

 

A sua primeira peça, “Há sempre qualquer coisa”, resultou de uma criação colectiva e teve o apoio da Jazzy Dance Studios.

Em Janeiro de 2013, o LUPAGrupo de Teatro passou a fazer parte integrante da ATLA – Associação de Tempos Livres de Alfama.

Desde Março de 2014, o LUPA tem realizado apresentações em contexto escolar e para o público em geral, do espetáculo interativo Cenas que acontecem, criado coletivamente em 2013.

 

 

// Sobre o “Cenas que Acontecem”

cenas que acontecem  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto criação coletiva do grupo Direção e Curingagem Daniela Leal Interpretação Ana Cardoso, André Cotrim, Daniela Leal, Elisa Paulino, Filipa Teixeira, João Pedro Amaro, José Branco, Nádia Nogueira, Nuno Pestana, Susana Mendonça Imagem Elisa Paulino Produção José Alfaiate Apoio A.T.L.A. – Associação de Tempos livres de Alfama

Duração: Aprox 90 minutos de espetáculo, com reflexão.

Este espectáculo pode ser apresentado em vários formatos, dependendo do contexto (Escolas, Associações, Juntas de Freguesia, Congressos, entre outros), do público a quem é direccionado (Jovens, Técnicos, Famílias ou público em geral), e necessidades específicas.

collage-lupa

 

//Projetos de Intervenção desenhados por medida

O Lupa Grupo de Teatro oferece ainda a possibilidade de desenhar Espetáculos e/ou Sketches teatrais de acordo com os problemas e necessidades da população alvo.

Poderá desenvolver workshops teatrais para ‘não-atores’ que visam o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida de jovens, técnicos, famílias e público em geral.

 

// Contactos 

grupoteatrolupa@gmail.com

Daniela Leal – 96 263 30 02

Facebook Lupa

 

 

 

 

 

CyberChimps